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Deu problema na reforma? Saiba como minimizar os danos
Publicado em 30/07/2013
Deu problema na reforma? Saiba como minimizar os danos
Profissionais do ramo buscam soluções para amenizar os problemas nas obras

São Paulo - O sonho de reformar a casa era antigo e Meire Carletto não hesitou em demolir o imóvel para reiniciar a construção do zero. Tinha plena consciência de que o projeto exigiria tempo e paciência, mas não imaginava tantas pedras no caminho. O primeiro empecilho surgiu antes mesmo da obra começar: atraso na liberação da planta. “Acabei trocando de arquiteta e tive dúvidas sobre a proposta. Quando finalmente definimos, a prefeitura demorou a aprovar”, diz a aposentada paulista.

Projeto liberado e contrato assinado com a empreiteira, mãos à obra. A reforma teve início com cinco profissionais e um mestre de obras, porém, Meire já reparava certa variação no ritmo de trabalho. Em alguns momentos, a construção era realizada somente por duas pessoas, o que atrasava o andamento geral. Problemas alcoólicos também surgiram na equipe e um pedreiro foi substituído.
Preste atenção no andamento de sua reforma e evite o desperdício de materiais para diminuir os gastos | Foto: Reprodução Internet
Preste atenção no andamento de sua reforma e evite o desperdício de materiais para diminuir os gastos | Foto: Reprodução Internet

A aquisição de materiais foi outro dilema. Listas e listas de produtos eram solicitadas, sem qualquer preocupação. “Houve bastante desperdício. Comprava itens e recomprava, materiais sumiam, peças quebravam. Acredito que tamanho prejuízo representou algo entre 5% e 10% dos custos”, afirma a aposentada. Falta de capricho e de atenção dos profissionais também interferiram. “Chegaram a colocar portas erradas, danificando o produto, e precisaram trocar.” Resultado? Mais de seis meses de atraso e muita dor de cabeça.

Na reforma de Izabel Cristina Cunha não foi diferente, sendo que a quantidade expressiva de problemas chegou a paralizar totalmente da obra. Sem conhecer nenhum profissional de confiança, a pedagoga buscou uma empreiteira por meio de indicações. “Estava muito difícil encontrar alguém que pudesse fazer o serviço, todos com agenda cheia. Um arquiteto que atendeu um amigo fez a indicação e acabei contratando sem conferir trabalhos antigos”, diz.

A estrutura da casa já aparecia quando o ritmo da obra diminuiu. Funcionários sumiam e apenas respostas evasivas eram dadas. O prazo, entretanto, continuava garantido. “A situação piorou quando o mestre de obras reclamou mais dinheiro do que o combinado. Estavam muito atrasados e já tinha pago mais da metade”, afirma Izabel. Dos quatro funcionários iniciais, restou apenas um – que sumiu quando a obra já estava com quatro meses de atraso.

O professor Juliano Schwartz também está incluído nesse grupo de reféns. Na hora de contratar a empreiteira, levou em conta aspectos como boa indicação e orçamento acessível. O que parecia vantajoso, entretanto, logo se mostrou contrário. A falta de gestão na equipe foi um dos obstáculos que atrapalhou o andamento da obra de seu apartamento. “Faltava ordem entre os funcionários, o responsável sumia por semanas e os atrasos eram constantes. Nossa única garantia de serviço era a exigência de que duas pessoas estivessem sempre trabalhando”, diz.

A promessa de término em dois meses ainda foi prejudicada pelo desencontro de informações. Juliano por diversas vezes viu-se com dificuldades para comprar materiais, já que o responsável não indicava detalhes técnicos. “A equipe tinha problemas até na montagem da lista de produtos. Fazia pedidos errados e eu perdia tempo trocando itens”, afirma o professor.
 
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