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RETOMADA: Como garantir que seu negócio ou empresa abra e continue aberto. É preciso tomar algumas atitudes, veja dicas
Publicado em 17/06/2020

Para garantir a continuidade de sua empresa durante a crise,

FONTE: PEGN 16 JUN 2020

Com a quarentena para conter o avanço do novo coronavírus, muitos negócios tiveram de fechar as portas. Garantir a continuidade das empresas durante o período de crise não tem sido tarefa fácil, assim como fazer a adaptação às medidas necessárias em tempos de isolamento.

Em artigo para o portal Entrepreneur, o empreendedor Chris Porteous, CEO da Grey Smoke Media/My SEO Sucks, listou alguns passos para garantir a continuidade do seu negócio durante a quarentena. Elas envolvem desde o foco na saúde e higiene até o investimento nas mídias digitais. Confira abaixo:

Você é essencial?
Porteous destaca que, para aqueles que não se encaixam na categoria de serviços essenciais, garantir a continuidade do negócio é mais difícil – mas não impossível. O primeiro ponto levantado pelo empreendedor é a necessidade de se concentrar na saúde e higiene no local de trabalho, pois clientes e trabalhadores precisam ter confiança de que você está levando a crise a sério — ou evitarão seu negócio.


Para isso, na maioria das vezes, os empresários investem pessoalmente na reconfiguração do espaço de trabalho; para quem lida com os clientes pessoalmente, provavelmente será necessário instalar vidros ou plásticos para evitar a transmissão do vírus por meio do contato pessoal. Para aqueles que ainda não sabem exatamente como garantir a higiene da força de trabalho, o empreendedor sugere a busca por orientações oficiais.

Porteous cita o documento da OSHA (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional), elaborado nos Estados Unidos. No Brasil, estados e municípios têm definido e aprovado protocolos para a reabertura. O Sebrae também oferece instruções detalhadas para diferentes setores.


Além do fornecimento de máscaras de qualidade para os trabalhadores, luvas e aventais também podem ser úteis. O fornecimento de sabão e álcool em gel para funcionários e clientes ajuda a garantir as condições sanitárias e mostrar que você está levando a crise com seriedade.

Para garantir a resiliência do seu negócio em tempos tão difíceis, o empreendedor lembra que será necessário mais do que sabão e álcool em gel. Também é preciso transmitir bem a mensagem. Não adianta lidar com a covid-19 se seus funcionários e clientes não ficam a par dos seus esforços.

Por isso, é importante passar aos trabalhadores os padrões a respeito dos equipamentos de proteção individual que eles receberão e, além disso, garantir que seu material de marketing reflita o fato de que você está dando uma resposta séria ao coronavírus. Porteous destaca que empresas que não anunciarem suas medidas anti-covid-19 provavelmente vão sofrer com o fato de os clientes sentirem medo de comprar seus produtos ou serviços.

Ele diz que é preciso, contudo, ter cuidado com os anúncios. Lembrar as pessoas de que vivemos tempos difíceis é importante, mas não se deve exagerar na mensagem. Para isso, o empreendedor afirma que o empresário pode usar o próprio bom senso para determinar se a mensagem está ou não indo longe demais — e sugere que contratar um especialista em marketing pode ajudar a impulsionar os negócios durante o período de inatividade.


Nesses tempos difíceis, empresas com dificuldades financeiras podem acabar optando por cortar o orçamento destinado à publicidade. Contudo, Porteous lembra que esse é um erro grave que pode, inclusive, significar o fim da empresa. Mesmo com as mudanças no mercado, é preciso divulgar a sua marca.


Força de trabalho
Para garantir a continuidade do seu negócio, será necessário contar com o trabalho incansável de gerentes e empregados. E não se pode esquecer que muitos deles podem estar enfrentando questões pessoais durante esse período de pandemia. Porteous destaca que é preciso ter empatia e se preocupar com as pessoas, pois nenhum empresário deve garantir a continuidade da sua marca às custas da força de trabalho ou da qualidade do produto. Ao levar a sério a higiene do local de trabalho, é possível alcançar ótimos resultados, pois isso mostra aos funcionários que você se preocupa de verdade com o bem-estar deles.

O empreendedor sugere, ainda, a realização de reuniões regulares com gerentes e outros funcionários de nível sênior para determinar como eles estão lidando com a crise. Eles, por sua vez, também devem buscar feedback dos funcionários para garantir que nenhum membro da empresa esteja sendo deixado para trás durante a pandemia. Liderança sólida e direções claras são de grande importância para a continuidade da empresa.


Também é importante investir na saúde mental dos trabalhadores, com verificações regulares de bem-estar para assegurar que eles não estão sofrendo com burnout. Porteous sugere que, dentro do que é possível para a empresa, sejam oferecidas licenças-remuneradas, pois o bem-estar humano deve vir sempre em primeiro lugar.

Outro ponto é tomar medidas para garantir que os trabalhadores remotos não estejam sofrendo com depressão ou outras condições mentais que podem aparecer durante o isolamento social. Como dono da empresa, você deve se esforçar incansavelmente para que todos os seus funcionários saibam que você está aqui por eles e que eles não estão sozinhos.

Meios digitais
Para o empreendedor, todas as empresas terão de se voltar para os meios digitais se quiserem escapar da crise com lucratividade intacta. O delivery e a retirada em loja, por exemplo, não são realizados com êxito por muitas empresas — a menos que tenham ótimos sites ou redes sociais com as quais os usuários já estejam familiarizados. Para muitos negócios, essa pode ser a primeira vez que estão investindo seriamente em suas operações digitais.

Por fim, Porteous afirma que, ainda que o Facebook seja a principal plataforma de rede social no mundo, muitos empreendedores o ignoram. Em alguns casos, por não estarem pessoalmente familiarizados com a plataforma; em outros, por aversão à tecnologia e às redes sociais. Trata-se, porém, de um grande erro, pois a maioria dos consumidores passa muito tempo nas redes. No caso do Facebook, há o oferecimento de orientações digitais sobre a criação ou expansão da sua presença comercial na web durante a pandemia. Ao segui-las com cuidado, segundo o empreendedor, você pode garantir a continuidade do seu negócio aproveitando o poder comercial da internet moderna.


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