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NEGÓCIO DIGITAL: 10 passos para transformar seu Negócio, Atividade ou sua empresa ainda em 2021
Publicado em 07/07/2021
Vendas on-line aceleraram com a pandemia; canal de venda virtual exige planejamento e consistência para ganhar tração
FONTE: G.Lab para SafraPay 05 Jul 2021

Entre as mudanças de hábito provocadas pela pandemia está a migração ainda mais rápida do consumo no ambiente físico para o virtual. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram um aumento de 68% das vendas on-line no ano passado. Pesquisa feita pela Ebit/Nielsen aponta que 95% dos entrevistados pretendem manter o hábito das compras online no pós pandemia.
Com o aumento das vendas online, cresce ainda mais necessidade dos pequenos e médios negócios se prepararem para as vendas pela internet. Para quem acompanha o varejo de perto, caminhar para o modelo omnichannel – com vendas em múltiplos canais de forma integrada – ao agregar uma loja virtual é uma das estratégias mais interessantes.
Trabalhar com o modelo de negócio físico e on-line permite ao empreendedor, por exemplo, vender um produto em um e-commerce e oferecer ao cliente a possibilidade de retirar o pedido no seu endereço físico. A alternativa é um serviço adicional ao cliente, que pode economizar no frete e ainda se livrar dos contratempos relacionados ao prazo de entrega.
Novo comportamento
Com tantas mudanças no comportamento dos clientes, vender pela internet deixou de ser apenas uma fonte complementar de faturamento para se tornar uma aposta indispensável para quem pensa na sobrevivência do negócio.
Do início da pandemia até agora, o que se viu foi uma corrida pelo consumidor virtual. Com as restrições de circulação, muitas lojas físicas fizeram a migração para o e-commerce e buscaram formas de chamar a atenção dos consumidores. Pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceira com a Fundação Getulio Vargas (FGV), mostrou que 70% dos empreendedores passaram a oferecer os serviços e produtos na internet depois do início da pandemia.

Por que apostar no mundo digital?
A digitalização das atividades foi apontada como a grande saída para minimizar o impacto no faturamento. Hoje, sete a cada dez empresas atuam nas redes sociais ou aplicativos com o objetivo de alavancar as vendas.
Varejos de moda, por exemplo, viram nos bazares virtuais uma alternativa para baixar os estoques e atrair novos clientes. São as live commerce, um o novo formato de vendas online que utiliza a transmissão em vídeo ao vivo, combinando interatividade e e-commerce num mesmo ambiente.

Como financiar a transformação digital na sua empresa
Para financiar a jornada digital sem sacrificar o fluxo de caixa, uma das alternativas é recorrer a antecipação de recebíveis. A maquininha SafraPay possibilitar vender na opção crédito à vista e receber o valor do negócio em apenas um dia com taxa zero de antecipação.
Ainda é possível contar com o apoio na gestão financeira do negócio por meio dos recursos do app SafraPay Digital. A ferramenta permite fazer o controle sobre as vendas e os recebíveis e o atendimento personalizado para esclarecer dúvidas. O cliente pode ainda usar o canal para negociar as melhores condições para o seu perfil.

Por que digitalizar?
A digitalização das atividades foi apontada como a grande saída para minimizar o impacto no faturamento. Hoje, sete a cada dez empresas atuam nas redes sociais ou aplicativos com o objetivo de alavancar as vendas.
Varejos de moda, por exemplo, viram nos bazares virtuais uma alternativa para baixar os estoques e atrair novos clientes. São as live commerce, um o novo formato de vendas online que utiliza a transmissão em vídeo ao vivo, combinando interatividade e e-commerce num mesmo ambiente.

10 dias para sua empresa ser empresa digital
1 – Invista em tecnologia
Não basta criar uma conta no Facebook para fazer uma transformação digital no negócio. A tecnologia é a parceira nessa nova jornada que visa criar um novo canal de vendas para melhorar os resultados da empresa e o relacionamento com o cliente.
2 – Defina sua estratégia
Desenhe uma estratégia digital para o seu empreendimento. Considere aspectos como nível de cultural digital da empresa, condições para garantir a rentabilidade e para ter a operação virtual rodando. Pesquisar sobre o assunto, inclusive junto a outras PMEs, pode dar subsídios para a construção do plano de negócio.
3 – Avalie as opções de venda na internet
Pense e escolha se melhor opção é ter o próprio site de vendas ou aderir a um marketplace, como Magalu, Amazon, Americanas e Submarino, que oferecem um fluxo constante de consumidores. Alguns desses grandes shoppings virtuais têm oferecido treinamentos para as PMEs que querem aderir a essas vitrines. O Sebrae oferece em seu site um teste que ajuda a identificar qual é o marketplace mais adequado ao perfil do negócio.
4 – Utilize plataformas de gestão
Esse tipo de ferramenta auxilia na gestão que permitam interligar as vendas físicas e on-line. Com ela você ganha tempo e praticidade para cuidar do fluxo de pedidos e gestão do estoque.
5 – Gerencie seu estoque
Ainda sobre o estoque, esse é um ponto de atenção. Se for muito grande, representa capital empatado. Pequeno demais, pode afetar as vendas. Procure não depender de um único fornecedor para não correr o risco de ficar sem mercadoria e frustrar o cliente.
6 – Tenha perfis nas Redes Sociais
Elas são super importantes para sua melhorar sua estratégia digital e podem colaborar para o aumento de tráfego de consumidores no seu e-commerce. Plataformas como Facebook e Instagram oferecem o recurso de vitrine virtual para os lojistas.
7 – Ofereça diversos meios de pagamento
As alternativas de pagamento on-line podem facilitar a decisão de compra e o recebimento dos valores. De preferência as que são aprovadas em tempo real, como o cartão de crédito e pix. Neste momento, o Link de Pagamento da Safrapay é um importante aliado.
8 – Entregas e logística
Decidiu aderir ao comércio on-line? Não se esqueça que a logística é tão importante quanto a gestão do estoque ou o marketing. O atraso na entrega do pedido, prazos muito longos ou o frete muito caro em relação aos concorrentes podem acabar com a competitividade da PME. 
9 – Aposte em novas formas de interação
Uma das novidades é o live commerce, ferramenta voltada à interação entre o cliente e a loja. Essa aproximação na hora da venda estimula o aumento do ticket. O empreendedor pode transmitir os vídeos em plataformas como Instagram, no Facebook e no YouTube para depois o cliente finalizar a compra no site ou aplicativo. Existem também plataformas específicas que fazem todo o processo, desde a live até o fechamento da compra.
10 – Se programe para vendas em datas sazonais
Assim como no comércio físico, no on-line é preciso trabalhar com um calendário promocional ao longo do ano (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, por exemplo). Crie promoções, esteja ao estoque e monitore os concorrentes para sair na frente.

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