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RESULTADOS MELHORES? Veja 6 passos para AUMENTAR a Produtividade e Melhorar o Desempenho nos Negócios e Empresas
Publicado em 31/08/2021
Ajustes na forma de fazer a gestão do desempenho, do capital humano e da produção podem contribuir para melhorar os resultados do empreendimento

Fonte: PEGN 24 AGO 2021

Gerenciamento da produtividade impacta diretamente no sucesso do negócio. Em tempos de retomada da atividade econômica do país, impactada pela pandemia, melhorar a produtividade é essencial para aproveitar o momento e aumentar os ganhos.

Afinal, um empreendimento com uma estrutura organizacional adequada pode proteger o negócio de situações como a falta de controle das variações da demanda, dos custos, dos investimentos e, com isso, garantir a saúde do negócio e a satisfação do cliente.

Por meio de uma parceria com o Sebrae, o SENAI e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, ligada ao Ministério da Economia, oferece o Brasil Mais. O programa busca dar subsídios para que as MPMEs dos setores de indústria, comércio e serviços invistam na modernização e melhorem a produtividade, por meio de ferramentas que demandam baixo investimento, mas que têm um grande potencial de impacto.

Abaixo, as principais dicas do programa federal para impactar positivamente na produtividade do empreendimento.

Gestão do desempenho: desenvolva na empresa a cultura do aperfeiçoamento contínuo para a melhoria dos resultados. Para isso, trabalhe com indicadores, metas, planejamentos de longo prazo, estratégia de negócios, priorização e visão de oportunidades.

Gestão do capital humano: busque formas de desenvolver as competências e habilidades dos colaboradores, dissemine internamente o conhecimento para melhorar a performance, aprimore o gerenciamento dos recursos humanos e insira estratégias de recompensas, promoções, reconhecimento, atração e retenção de talentos.

Gestão financeira: o empreendedor deve colocar em prática estratégias para o monitoramento do controle financeiro da empresa. Devem fazer parte dessa atividade itens como custos, formação de preços, acompanhamento de operações, registros contábeis, análise, controle e planejamento de caixa, fluxo, orçamento, criação de metas e demais ações administrativas para a gestão do capital da empresa.

Nesse contexto, a escolha do parceiro financeiro também é importante. Um dos recursos oferecidos aos clientes que utilizam o App SafraPay Digital é a gestão das finanças do negócio. O aplicativo permite acompanhar e movimentar o dinheiro de forma fácil, com apenas alguns cliques. O relatório com as vendas detalhadas permite ao empreendedor tomar decisões de forma mais assertiva. Para facilitar a visualização das vendas e entender mais sobre o seu negócio, está disponível para contratação o produto Meu Desempenho SafraPay, com informações gráficas e analíticas, que mostra de forma prática a evolução das suas transações. O produto é indicado para estabelecimentos comerciais que querem ter uma melhor gestão das vendas, avaliar o desempenho da sua loja e entender os números de forma rápida e segura.

Gestão de operações e vendas: estratégias de vendas devem ser definidas de forma que se leve em consideração as metas e os recursos. Processos e a padronização de procedimentos, além da coleta de dados, comunicação interna e gestão orientada para os objetivos de longo prazo que viabilizem a lucratividade, merecem uma dedicação do empreendedor para que se busque uma melhoria contínua.

Gestão de produtos e transformação digital: é preciso viabilizar o uso de tecnologias que impactem positivamente no desempenho, aumentem o alcance dos negócios e garantam resultados melhores.

Gestão de produção: é imprescindível para o aumento da produtividade o investimento no aperfeiçoamento contínuo das áreas de produção por meio da inovação de processos, da redução de desperdícios e falhas, da gestão da qualidade e de estoques, da adoção de um modelo de produção flexível, da padronização, da manutenção preditiva, do inventário sistematizado e da eficiência produtiva.

Como aumentar a sua própria produtividade?

Buscar avanços na produtividade de uma empresa passa pela revisão de algumas atitudes que podem comprometer o tempo do empreendedor. Abaixo, algumas sugestões para quem quer ser mais produtivo.

Analise sua rotina

O ponto de partida é uma reflexão sobre a própria rotina diária. O empreendedor pode tomar nota das atividades que executa no dia a dia e o tempo que gasta com cada uma delas. Essa avaliação vai permitir identificar possíveis desperdícios de tempo. Alguns aplicativos que oferecem a função de lista de tarefas, podem ajudar a gerenciar atividades rotineiras.

Planejamento

Fazer o planejamento das atividades do dia é uma estratégia que vai contribuir com a melhor gestão do tempo e, consequentemente, em ganhos de produtividade que vão refletir no empreendimento. Organizar a execução de tarefas similares de forma sequencial é uma das formas de ganhar agilidade.

Coragem para não deixar para depois

Tarefas pouco estimulantes tendem a ser deixadas para o fim da fila. Isso pode gerar um acúmulo de atividades não realizadas. Para fugir disso, o empreendedor deve se manter disciplinado. As interrupções também costumam “roubar” o tempo das pessoas – por exemplo, aquelas espiadas no celular e nos e-mails são atitudes que minam o tempo e a concentração, comprometendo o planejamento. Para evitar distrações, foque nas atividades planejadas.

Como dividir o tempo

A Matriz do Tempo é uma boa forma de classificar prioridades.

- Importantes e urgentes: são atividades que precisam de realização imediata como imprevistos, crises ou problemas que não podem ser adiados;
- Importantes e não urgentes: são as tarefas que apresentam um certo grau de importância, mas que podem ser planejadas;
- Não importantes e urgentes: são as ações que podem ser delegadas, como por exemplo, o agendamento de uma reunião;
- Não importantes e não urgentes: são as atividades de rotina ou então desnecessárias. Por exemplo, navegar pela internet sem que haja um objetivo específico.


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1. DESPACHANTES DOCUMENTALISTAS: Processos Administrativos, Cartórios e Repartições
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